terça-feira, 4 de outubro de 2011

Quem disse que precisamos de palavras

   Acabo de assistir ao melhor filme de comédia que já vi na vida.
   Tempos modernos é mais que um filme, mas uma clara leitura do mundo industrial e da sociedade de consumo. Nele Chaplin vive um de seus principais personagens, que é o Vagabundo, a cada cena Chaplin mostra em cenas bastante claras as consequências das mudanças que o mundo estava vivendo e mostra in loco a efervescência de seu tempo.
   Sem querer estragar o prazer de quem não viu o filme, limitar - me- ei  a comentar minhas impressões sobre esta obra de arte.
    Primeiramente, a de se destacar o trabalho genial da trilha sonora, que além de envolvente diz ao expectador o exato sentimento de cada cena feita. Além disso o filme possui uma fotografia extraordinária, possuindo lindos cortes de cena e uma edição perfeita.
    Não há o que se dizer o gênio de ator que foi Charles Chaplins, fico a imaginar se não foram as palavras ditas nos filmes mais modernos que estragaram tudo, talvez não. Mas essa sensação fica depois de ver a feição de Chaplin e de sua colega de cena ( e esposa na vida real) Paulette Goddard, que além de terem uma sincronia maravilhosa, atuam de modo onde as palavras são desnecessárias.  Embora Paulette posteriormente tenha atuado em filmes falados, tais como "O vento levou".
    Minhas palavras estão fora de sincronia. Somente posso dizer que "Tempos Modernos" apesar de preto e branco, apesar de ser da era do cinema mudo, é moderno, atual e sua temática servirá para reflexão da humanidade por longas eras.
    Assim surgem os clássicos e Chaplin no cinema, sem dúvida é o maior de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário