sexta-feira, 22 de março de 2013

O Chico daqui e o Chico de lá


               Aguinaldo morava à beira do Rio São Francisco, porém o São Francisco que lá chegava era um filete de água barrenta oriundo de algum afluente quase morto.
                Faltava tudo para Aguinaldo, menos desejo de uma vida melhor, seus sonhos eram simples como seus hábitos e sua vontade de trabalhar maior que toda a extensão do Velho Chico.
                De tanto procurar e insistir lhe aparece uma chance. Ir para Minas Gerais e fazer um trabalho braçal, o salário era baixo, porém era uma fortuna em relação ao que ele ganhava e sua carteira de trabalho, finalmente, seria assinada por alguém. Sem pestanejar, Aguinaldo aceita a oferta e vai para a pequena Itabirito deixando para trás esposa, quatro filhos, sua terra e um pedaço de sua alma.
                Chegando na nova terra, após uma infernal viagem, ele conhece o seu local de trabalho e no dia seguinte já inicia uma cansativa e dolorosa jornada de trabalho. Mas, ele não reclama, pois no alojamento em que ficara havia algo ao qual nunca havia presenciado em sua vida, havia água na torneira saindo torrencialmente, teve ele a chance de ter a sensação de usar um banheiro e tomar um banho quente.
                Aguinaldo não voltará mais para sua terra, por ela chorará todos os dias, tornar-se-á um fadista nordestino, assim que possível trará esposa e filhos, colocá-los-á em  um colégio e dará cada gota de seu suor para conquistar esta nova terra, pois o São Francisco que passa por aqui é muito maior do que o que passava lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário