domingo, 2 de setembro de 2012

Jardim de inverno - Uma viagem ao íntimo de Pablo Neruda

    Jardim de inverno é uma obra publicada póstumamente de Pablo Neruda à qual contém alguns poemas escritos pouco antes deste grande autor falecer. Mas, quem lê na expectativa de um manifesto político e de poemas que contenham uma grande indignação social, encontra um Pablo Neruda mais introspectivo e ciente da proximidade de sua morte. Em vários momentos o autor fala de Deus, de seus sonhos e das estações do ano, conbarando-as com as estações da vida.
    Somente um poeta do nível de Neruda seria capaz de escrever algo tão belo no crepúsculo de seus dias. Vale a leitura e vale a emoção.

A Estrela
Bom, Eu já não voltei, já não padeço
de não voltar, a decisão da areia
e como parte da onda e de passagem,
a sílaba de sal, o piolho da água,
eu, soberano, escravo desta costa
submeti-me, me encadeei à minha rocha.
Não há vontade para nós que somos
fragmento do assombro
não tem saída para este retorno
para si mesmo, a pedra de si mesmo,
já não existem mais estrelas que o mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário