domingo, 2 de setembro de 2012

Ecos do trágico - Como os gregos construíram o que somos

    Nesta muito feliz empreitada dos Professores Bernardo Nogueira e Ramon Mapa, é trabalhada a questão da influência das tragédias gregas na concepção do que entendemos hoje como Direitos Humanos.
    Numa caminhada pelas obras de Sófoles, Eurípedes e Ésquilo, há de se notar uma sofisticação de pensamento e de construção de narrativas que não, beiram a genialidade, mas que delimitam o que de fato é genialidade.
     Em todas as reflexões colocadas, os autores foram de uma ímpar felicidade de citações e de embasamento teórico, mostrando que Ítalo Calvino tinha razão ao nos dizer que devemos ler os clássicos pois estes - são aqueles livros dos quais, em geral, se ouve dizer: "Estou relendo..." e nunca "Estou lendo..." - (http://www.kafkacity.blogspot.com.br/2011/03/por-que-ler-os-classicos.html).
      Partindo desta assertiva, essas obras podem ser (sem medo de exagerar) a raiz de todo o pensamento ocidental e os professores Bernardo Nogueira e Ramon Mapa, me convenceram a estudar mais estes autores lapidares para nossa cultura e que nos ajudam a conhecer melhor quem somos e porque somos assim.
      Na dúvida leia os gregos, eles sabiam o que estavam dizendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário