segunda-feira, 24 de setembro de 2012

José e Pilar - O retrato de um amor de verdade

    O livro José e Pilar surgiu de premiado documentário do cineasta Miguel Gonçalves Mendes, que retratou de uma forma humana na melhor acepção da palavra.
    O documentário se passa na ilha de Lanzarote, onde o casal vivia e trabalhava.
    Pilar Del Rio, jornalista e tradutora para o espanhol da obra de Saramago, surge nesta obra como uma mulher admirável. Primeiramente, por seu carinho e amor ao José e não ao Saramago, ao qual ela lhe rende profunda admiração. Ela mostra que o mais importante na relação deles é a vida diária, as pequenas coisas e principalmente a grande pessoa que era José Saramago. O amor é tema recorrente em toda a obra, mas ela também fala sobre política, fé, trabalho, cultura, Portugal, Espanha e até sobre o Brasil.
     José Saramago, por sua vez, faz impressionantes declarações de amor à Pilar e fala sobre a vida, o amor, o sentido de nossas existências e emociona quando fala sobre o que realmente é importante para ele. Enfim,  Miguel Gonçalves Mendes fugiu dos temas dos quais sempre vimos Saramago falar e se concentrou no José, revelando uma face pouco vista de um dos maiores gênios de nossa língua.
     Não vi o filme, mas indiscutivelmente, o livro vale muito a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário