segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Chega de barroco, samba e heróis inventados

    Neste fim de semana tive a agradável experiência de ler o livro "Guia politicamente incorreto de história do Brasil" do jornalista Leandro Narloch. Este livro foi um soco em meu estômago e me fez rever um monte de conceitos. Sabemos que a história não é uma ciência exata e tão pouco que a obra é uma "verdade absoluta", mas de toda forma há de se elogia o autor por sua criteriosa pesquisa e enorme número de referências e citações.
    No livro Narloch destrói alguns de meus ídolos românticos, exemplo disto é o capítulo dedicado a Santos Dummont, outro a Aleijadinho ( que talvez não fosse tão aleijado assim), há um capítulo sobre índios e outro sobre negros. Dizendo coisas que fariam muitos militantes se cortarem de ódio.
    Como mineiro e morador de cidades da antiga rota do ouro, sempre desconfiei dessa idolatria pelo barroco e como brasileiro sempre desconfiei se o samba é tão brasileiro e único assim. O autor investiga as raízes de todos estes fenômenos e nos mostra verdades no mínimo inconvenientes.
    No fundo os mitos nacionais são, em sua maioria, invenções e invencionísses de uma raiz sempre ideológica para manutenção de poder, hora marxista, hora getulista.
    Vale a pena e recomendo a leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário