terça-feira, 20 de setembro de 2011

Übermensch

Nietzsche, sem dúvida, foi um dos homens mais polêmicos de seu tempo. Ele é o autor de obras que marcaram o nosso tempo, tais como, "Assim falou Zaratrustra", "Além do bem e do mal", "Humano demasiado humano", dentre outros. Uma de suas várias contribuições foi o conceito do Übermensch, em português "além homem" ou super homem.
O Übermensch é uma ideia que tipifica o homem que vai além das paixões humanas, da compaixão, do medo e da mediocridade. Este homem seria o grau maior da experiência humana.

Segundo Nietzsche, houve um tempo que certos homens dominavam sobre os demais pela força, inteligência, coragem e liderança. Estes homens naturalmente dominavam sobre todos os demais.
Porém alguns dos homens dominados pelo Übermensch não gostaram muito da ideia. Eles criaram então uma maneira de destruir o Super Homem, os mediocres encontraram a Kriptonita.
Essa Kriptonita carrega consigo a marca do pecado e da compaixão. Essa Kriptonita pode ser manifesta através de várias vertentes, uma delas é a da religião.
Segundo Nietzsche, o cristianismo gera nas pessoas a esperança pelo porvir e a compaixão pelos pobres e fracos, além de enaltecer a simplicidade ante e a frugalidade.
Para ele o cristianismo é altamente pernicioso para a humanidade e os valores da religião impedem o homem de chegar a um nível superior de existência.
O mais interessante dessa visão é o fato de que o Übermensch não é um homem simplesmente forte ou especialmente dotado, a exemplo do super herói americano. O Übermensch é uma evolução de tudo aquilo que impede o ser humano de progredir além de suas perspectivas.
O Übermensch é um devir constante, que se enxerga como algo que está para acontecer.
Ser Übermensch não é ser super herói, mas ser anti-mediocridade e sem esperança para os que não alcançam tal condição. Nietzsche era um gênio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário