terça-feira, 15 de setembro de 2015

Presente de Hermingway

    Existem idades ingratas quando a vida não se apresenta da maneira sonhada, pensada e idealizada. Existem momentos que o peso da existência, o mal estar no mundo e do mundo, a incompletude diante da ignorância cada vez mais flagrante e a reflexão sobre aquilo que foi feito no passado sobem à cabeça e deprimem, tornando uma data que poderia ser alegre em motivo de tristeza.
    Mas o mestre de Gabriel Garcia Marques, o maior escritor da língua inglesa do século passado e um dos maiores contemporâneos veio com sua narrativa cortante presentear este pobre escriba, que ainda não abraçou a escrita como profissão e modo de vida, mas como paixão e sonho.
     Em minhas mãos caíram o clássico " O velho e O mar", sem dúvida, um livro urgente, um livro necessário, um livro eterno, um clássico na melhor acepção de Ítalo Calvino, uma obra atemporal.
     Nele, Ernest Hermingway trabalha uma narrativa limpa, com poucos adjetivos e com um ritmo admiravelmente encantador, contando a história de um homem que nada de relevante consegue em seu ofício por 84 dias e no, octagésimo quinto, inicia uma batalha sem par com um peixe incrível, sonho de qualquer pescador, realização de uma vida.
      Não contarei a história, apenas direi que me senti como o velho, navegando em um mar incerto que é a vida, que ainda está longe de alcançar o pretendia e o que esperava, mas, que não desistiu ainda de encontrar a pesca perfeita, que está disposto a ir bastante longe para tentar e lutar. Hermingway, nos ensina que a vida não vale a pena para os covardes e que até os fracos, sendo corajosos, serão capazes de feitos enormes.
      O presente de Hermingway é ganhar um lenitivo para os males da minha alma, ninguém saberia me mostrar de forma mais clara e inequívoca quais caminhos deverei trilhar. Depois da leitura de hoje, abraço este escritor da vanguarda literária americana e engrosso o coro, ao lado de Gabo, grito Mestre! E encerro qualquer coisa que teria de dizer sobre "O velho e o mar", um livro eterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário