terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

JN, Eloá e Greve dos policiais baianos e cariocas

  Estou estupefato!
  A greve dos policiais baianos estava fazendo Salvador virar uma cidade de loucos.
  Não que seja uma cidade segura, mas a ausência da polícia, inegavelmente aumentou o desespero. Pensando bem, evidenciou a tragédia que é o Brasil, país que não consegue pagar a sua dívida social.
  Porém algo estranho aconteceu. A greve que parecia tão forte e que iria causar muita dor de cabeça caso se estendesse até o carnaval, de repente se viu desarticulada. Os foliões logo se viram com o seu carnaval salvo, mas poucos entenderam o que aconteceu.
   Pois bem foliões e micareteiros agradeçam à rede Globo, especialmente o Jornal Nacional, que conseguiu, com uma reportagem só, desarticular os líderes da greve na Bahia e ao mesmo tempo parar um movimento que surgia no Rio de Janeiro.
    Os grevistas se transformaram em criminosos, pois, segundo muitos, "homens com porte de arma não devem ter o direito à greve".
    Que argumento fajuto!
     O porte de armas é direito de qualquer cidadão que recorra à Polícia Federal, justificando sua necessidade. Então se assim for, todo cidadão deveria optar entre ter o porte legal de armas ou entrar em greve solicitando melhorias em suas condições de trabalho. Para acrescentar o quanto este argumento é fajuto, os bombeiros também estão de greve, será que daquelas mangueiras pode sair algo de letal?
     Fato é que a greve é um direito de qualquer trabalhador, independente de sua atividade e isto não pode ser diferente para com os policiais. Muitos argumentarão, " e se algo assim acontecer durante a Copa do Mundo de Futebol?"
    Cabe aos governos negociarem de forma racional com os movimentos trabalhistas e não se esconderem em seus gabinetes negando a existência de uma greve. Também cabe à mídia mostrar os fatos como de fato estão ocorrendo e dando o devido direito ao contraditório. O que se vê é um movimento maciço da mídia para mostrar as consequências da greve e não suas razões e pior mostrando trabalhadores que, diariamente colocam suas vidas em risco como marginais.
     Agora esqueceram que há uma greve, pois iniciou-se o julgamento do assassino da menina Eloá. Tenho como certo a condenação do rapaz, mas ao ver o impacto midiático deste caso eu fico sem entender uma coisa. Por que tanta comoção, visto que diariamente muitos brasileiros padecem nas mãos de criminosos pelas mais diversas razões.
     De novo a mídia conseguiu. Calou a voz de quem poderia atrapalhar seus planos para o carnaval e ainda  por cima irá empurrar tudo o que vem acontecendo para debaixo do tapete do esquecido povo brasileiro.
     Será que algum dia haverá senso crítico nesse país?
     Será que um dia teremos jornalistas descentes tecendo a linha editorial dos grandes veículos midiáticos?
     Tenho medo que não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário