segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Os perigos de uma História única

"Quem controla o passado, controla o futuro", ao pensar sobre o que pensamos sobre diversos povos, estados, países e culturas, entendemos o quanto Orwell tinha razão ao escrever isto na sua genial obra 1984.
A História é a explicação do passado, um passado inexistente, mas com um discurso com o intuito ideológico de aproximação da verdade fática. Nunca há apenas uma maneira de se contar uma história e sempre há uma miríade de explicações dantes ignoradas para um fato desconhecido.
A grande verdade é que a maioria de nós pensa na África como um se fosse um país monocultural que é pobre e vive em guerra, nos países muçulmanos como opressores dos direitos humanos, nos povos indígenas como simplesmente tribais e que todos os países do extremo oriente possuem as mesmas características e unimos tudo isto a um discurso de que existe uma superioridade cultural perante a essas culturas e que, graças ao bom branco, capitalista e ocidental, esses povos e culturas tão ricos e soberanos, terão uma chance de tornarem países desenvolvidos.
O fato é que pouco sabemos sobre o que estes povos tem a nos dizer, não enxergamos a alteridade como um valor, mas como uma caridade que nós ocidentalizados oferecemos de bom grado a essas nações tribais.
O grande fato é que para se destruir uma nação e uma cultura o primeiro passo é destruir a sua História, sua identidade e suas raízes, pasteurizar seus modos e não compreender suas razões antropológico existenciais.
Quem ganha como o monopólio da cultura é quem deseja o monopólio do poder, mate uma cultura e matarás uma nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário