Na quinta-feira, o jornal anunciou a vontade de Rodas de “reurbanizar” as favelas ao lado da USP que no vocabulário da direita é a repressão da pobreza
10 de fevereiro de 2012
10 de fevereiro de 2012
O título da matéria sobre o tema é “USP quer que governos reurbanizem favelas vizinhas a seu campus”. “Segundo a universidade, a solicitação foi feita porque o reitor, João Grandino Rodas, avaliou que a instituição teria de dar atenção às mais de 3.000 famílias nas favelas São Remo e Carmine Lourenço.”
Foi assinado um “protocolo de cooperação” em dezembro pela USP, governo estadual e prefeitura.
Segundo a reitoria, a USP irá encaminhar e realizar a “reurbanização da comunidade”.
O projeto é desconhecido da comunidade universitária e dos moradores do próprio bairro.
Rodas instalou uma comissão que vai trabalhar em conjunto com as secretarias de habitação do estado e do município de São Paulo.
O PSDB está em uma ofensiva contra a população pobre em toda a cidade. O projeto encabeçado pelo representando do governo do PSDB na USP desse projeto de urbanização é mais um processo de higienização.
Assim como o governo Alckmin está fazendo na chamada Cracolândia, um problema de saúde pública tratado à bala. Há relatos de pessoas mortas na operação que foi camuflada com o apoio da imprensa burguesa. A brutal violência da polícia militar contra os moradores do Pinheirinho em São José dos Campos também expressa o tratamento dado por este governo aos pobres. Os moradores foram colocados em uma situação subumana e amontoados em quadras, sem condição de higiene e alimentação adequada. Há dezenas de desaparecidos que a prefeitura e polícia impedem que os hospitais indiquem o destino dessas pessoas.
Agora as imobiliárias da cidade não estão alugando casas para essas pessoas.
A ideia é que até março já esteja pronto o levantamento parcial patrimonial e o potencial de ocupação.
O Coordenador da associação de moradores da São Remo, Givanildo Santos se diz preocupado. "Será que eles não querem tirar as pessoas de um terreno valorizado?".
A operação de Rodas-Alckmin-PSDB nas favelas em volta da USP é mais um ataque da direita que deve ser barrado.
Fonte: PCO.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário